Requerimentos

Informamos que o atendimento presencial de alguns serviços municipais da Secretaria de Finanças, está sendo na sede do Poupatempo de Caçapava, localizado no calçadão da Rua Capitão João Ramos, 58, Centro - Caçapava (verifique aqui a lista de serviços)
O agendamento deverá ser feito pelo site do poupatempo ou pelo terminal que tem na entrada do posto de atendimento.
Conforme normas estabelecidas pelo Poupatempo, o atendimento ao público ficará limitado a abertura de até 05 processos administrativos por senha, sendo atrelada ao agendamento por CPF.
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h e aos sábados, das 9h às 12:30h.
Evite aglomerações e acesse nossos canais online para consultas de vários serviços. (clique aqui)
Telefone e e-mails de contato
IPTU/CIP/ITBI e outros assuntos ref.a imóveis: [email protected] , tel: (12) 3654-6630, (12) 3654-6636
DIVIDAS: [email protected], tel: (12) 3654-6634, (12) 3654-6629
ISS/tributos atividade: [email protected] , tel: (12) 3654-6631
Veja os documentos necessários para cada tipo de solicitação.
1 - TRANSFERÊNCIA IPTU - (APRESENTAR CÓPIAS E ORIGINAIS)
- Requerimento preenchido e assinado pelo proprietário ou vendedor;
- RG e CPF ou Habilitação do requerente;
- Documento Propriedade (Contrato, Escritura ou Matrícula);
- Espelho Carnê IPTU ou Certidão Valor Venal;
- Taxa - Protocolo;
- Dúvidas: enviar email para [email protected]
- Obs. Para melhor organização do setor, será permitido até 10 (dez) transferências por requerimento/processo.
2 - CERTIDÃO DE EMPLACAMENTO
- Cópia - RG e CPF ou Habilitação;
- Cópia - Espelho Carnê IPTU ou Certidão Valor Venal;
- Cópia - Documento Propriedade (Contrato, Escritura ou Matrícula);
- Requerimento preenchido (Pelo Proprietário);
3 - CERTIDÃO DE EMPLACAMENTO - PARA ÁREA NÃO CADASTRADA
- Mapa Detalhado de Localização do Imóvel com referências;
- Cópia da conta de água ou luz do vizinho;
- Taxa - Protocolo + Certidão;
- Cópia - RG e CPF ou Habilitação;
- Cópia documento de Propriedade (Contrato, Escritura ou Matrícula);
- Requerimento preenchido (pelo proprietário).
4 - INDIVIDUALIZAÇÃO DE IPTU
- Xerox - RG/CPF - Proprietário de todas as casas;
- Xerox das matrículas autônomas - Todas as casas;
- Certidão Negativa de Débitos (Certidões);
- IPTU do ano vigente quitado;
- Requerimento Preenchido;
- Taxa - Outros Serviços;
5 - DESDOBRO/UNIFICAÇÃO/RETIFICAÇÃO/CADASTRAMENTO DE ÁREA
- Cópia - RG/CPF
- Cópia - Espelho do carnê de IPTU;
- Cópia conta de água (somente para desdobro);
- Cópia documento propriedade (Contrato/Escritura/Matrícula);
- 1ª Via Croqui;
- 1ª Via Memorial Descritivo (com confrontantes) devidamente assinado pelo proprietário e responsável técnico);
- Modelo de Memorial (clique aqui)
- 1 cópia A.R.T. devidamente assinada;
- Certidão Negativa de Débitos (Certidões);
- IPTU do ano quitado;
- Requerimento preenchido e assinado pelo proprietário;
- Taxa - Protocolo, outros serviços e certidão;
6 - APROVAÇÃO DE PROJETO
- Cópia - RG/CPF;
- Cópia - Capa do Carnê IPTU ou Certidão de Valor Venal;
- Cópia documento propriedade (Contrato/Escritura/Matrícula);
- 1ª Via da Planta (Se for mais de 1/Resto pra fora);
- 1ª Via Memorial Descritivo (Se for mais de 1/Resto pra fora);
- 1ª Via Memorial de Atividades (Quando comercial);
- Via A.R.T.;
- Taxa - Verificar no setor competente (STI);
- Requerimento preenchido e assinado pelo proprietário ou responsável técnico;
7 - APROVAÇÃO DE PROJETO COM LTA
- Requerimento preenchido e assinado pelo proprietário, responsável técnico ou procurador;
- Cópia da procuração (se for o procurador que assinar);
- Cópia RG/CPF de quem assina e do proprietário;
- 1ª Via do projeto;
- 1ª Via do memorial;
- A.R.T ou R.R.T;
- Taxas - Protocolo, Taxa da Aprovação e Certidão (LTA)
8 - HABITE-SE
- Declaração Águas Pluviais;
- Caderneta de Obras;
- 1ª Via Planta aprovada;
9 - ALVARÁ DE REGULARIZAÇÃO
CONFORME LEI EM VIGOR - CLIQUE AQUI E VEJA A LEI NA ÍNTEGRA
Os contribuintes poderão comparecer na sede do Poupatempo, localizado no calçadão da Rua Capitão João Ramos, 58, centro. trazendo os documentos solicitados abaixo para início do processo:
- Requerimento assinado pelo proprietário ou responsável técnico;
- CPF e RG (orginal e cópia simples);
- Cópia do IPTU 2019 (da capa onde tem os dados do imóvel);
- Cópia documento do imóvel (Matrícula do imóvel, escritura ou contrato de compra e venda);
- 1ª Via do projeto simplificado na escala 1:200 (Conforme Anexo 1 da Lei);
- Laudo responsável técnico (conforme anexo 2 da Lei);
- Cópia A.R.T ou R.R.T.;
- Pagamento das taxas do alvará e Habite-se;
- Taxa - Aprovação e Alvará;
10 - DEMOLIÇÃO
- Cópia - RG e CPF do proprietário;
- Cópia da capa do IPTU ou Certidão de Valor Venal;
- Cópia - Documento de propriedade (Caso o IPTU não esteja atualizado);
- Croqui daárea a ser demolida assinado pelo responsável técnico;
- A.R.T. ou R.R.T.;
- Requerimento assinado pelo proprietário;
11- Devolucao de Importancia ou compensação de valores
- Requerimento devidamente preenchido/assinado pelo contribuinte (proprietário do imovel/ ISS ou responsável da guia)
- No campo complemento do requerimento, colocar motivo da devolução de importância requerida, nome do banco, número de agência, conta bancária em nome do contribuinte para devolução do valor.
- Cópia do RG/CPF ou CNH
- Cópia e original do Carnê ou boleto do valor pago
- Cópia e original dos comprovantes de pagamento
obs. os originais dos comprovantes de pagamento ficarão retidos no processo administrativo e as cópias ficarão com o contribuinte.
Taxa de Protocolo R$ 6,78 (valor de 2023)
Agendar atendimento no poupatempo Caçapava - site www.poupatempo.sp.gov.br
12 - CANCELAMENTO DE DÉBITOS
Para o pedido de cancelamento é necessário agendar atendimento no site do Poupatempo Caçapava:
ou no próprio Posto do Poupatempo no Calçadão da Rua Cap. João Ramos, 58, 2º andar- Caçapava, no horário das 9:00 as 17:00 h e sábado das 9 as 12:30h.
Apresentar os seguintes documentos para o cancelamento:
- Requerimento preenchido e assinado pelo responsável do débito ou da empresa. (clique para baixar o requerimento)
*Obrigatório informar telefone valido e e-mail para notificações
- Cópia Documento de Identificação do responsável pela empresa (RG com CPF ou Habilitação)
- Cópia do Contrato Social em caso de empresa.
Colocar no requerimento o motivo do pedido de cancelamento e juntar os comprovantes para análise
1- Se o motivo do cancelamento for por ser optante do Simples Nacional, apresentar o comprovante da inscrição onde demonstra a data desta opção e os comprovantes de pagamento do ISS das referidas Notas Fiscais.
2- Se o motivo for por pagamento já efetuado, apresentar copia do comprovante de pagamento e cópia da guia paga.
3- Se o motivo for por declaração da NFe feita em duplicidade pelo contribuinte, apresentar as Nfe e as guias para a comparação dos fatos.
4- Se o motivo for por prescrição, colocar no requerimento os anos que alega a prescrição e juntar certidão de distribuição cível em nome do devedor de todo o período que abranja os anos dos débitos referente ao pedido.
5- Se o Motivo for Inatividade da Inscrição municipal, apresentar documentos que comprovem o alegado de todo o período que abranja o débito.
6- Outros motivos de cancelamento especificar e juntar os documentos pertinentes.