Requerimentos

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ATENDIMENTO PRESENCIAL DA SECRETARIA DE FINANÇAS E PROTOCOLO:

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Telefone e e-mails de contato
IPTU/CIP/ITBI e outros assuntos ref.a imóveis: [email protected] , tel: (12) 3654-6630, (12) 3654-6636
DIVIDAS: [email protected], tel: (12) 3654-6634, (12) 3654-6629
ISS/tributos atividade: [email protected] , tel: (12) 3654-6631


O Setor de Tributos Imobiliários fica autorizado a solicitar a apresentação de outro documento, caso necessário, de acordo com o Decreto nº 3687, de 03 de dezembro de 2013.
 
 

Veja os documentos necessários para cada tipo de solicitação.

1 - TRANSFERÊNCIA IPTU - (APRESENTAR CÓPIAS E ORIGINAIS)

  • Requerimento preenchido e assinado pelo proprietário ou vendedor;
  • RG e CPF ou Habilitação do requerente;
  • Documento Propriedade (Contrato, Escritura ou Matrícula);
  • Espelho Carnê IPTU ou Certidão Valor Venal;
  • Taxa - Protocolo;
  • Dúvidas: enviar email para [email protected]

2 - CERTIDÃO DE EMPLACAMENTO

  • Cópia - RG e CPF ou Habilitação;
  • Cópia - Espelho Carnê IPTU ou Certidão Valor Venal;
  • Cópia - Documento Propriedade (Contrato, Escritura ou Matrícula);
  • Requerimento preenchido (Pelo Proprietário);
  • TAXA: PROTOCOLO + CERTIDÃO

3 - CERTIDÃO DE EMPLACAMENTO - PARA ÁREA NÃO CADASTRADA

  • Mapa Detalhado de Localização do Imóvel com referências;
  • Cópia da conta de água ou luz do vizinho;
  • Taxa - Protocolo + Certidão;
  • Cópia - RG e CPF ou Habilitação;
  • Cópia documento de Propriedade (Contrato, Escritura ou Matrícula);
  • Requerimento preenchido (pelo proprietário).

4 - INDIVIDUALIZAÇÃO DE IPTU

  • Xerox - RG/CPF - Proprietário de todas as casas;
  • Xerox das matrículas autônomas - Todas as casas;
  • Certidão Negativa de Débitos (Certidões);
  • IPTU do ano vigente quitado;
  • Requerimento Preenchido;
  • Taxa - Outros Serviços;

5 - DESDOBRO/UNIFICAÇÃO/RETIFICAÇÃO/CADASTRAMENTO DE ÁREA

  • Requerimento preenchido e assinado pelo proprietário;

  • Cópia – RG/CPF ou CNH

  • Cópia - Espelho do carnê de IPTU ou Certidão Valor Venal;

  • Cópia conta de água (somente para desdobro);

  • Cópia do documento da matrícula de registro de imóvel atualizada* ATENÇAO: É Obrigatório a matrícula atualizada para conferência das medidas de terreno. Caso a matrícula não esteja em nome do atual proprietário deverá anexar também os demais documentos para comprovar a titularidade (Contrato ou Escritura).

    * Somente Bairros onde não são regularizados no cartório de registro e não tem matricula individualizada serão aceitos apresentar apenas o contrato e será analisado a necessidade de demais documentos.

  • 1ª Via Croqui, assinado pelo proprietário e resp. técnico;

  • 1ª Via Memorial Descritivo (com confrontantes) devidamente assinado pelo proprietário e responsável técnico);

  • Modelo de Memorial (clique aqui)

  • 1 cópia A.R.T. ou RRT;

  • Certidão Negativa de Débitos (Certidões);

  • IPTU do ano quitado;

  • Taxa - Protocolo, outros serviços e certidão.

    Obs: O Desdobro/desmembramento ou Unificação não será Deferido se constar qualquer débito em aberto. Inclusive o IPTU do ano vigente deve estar quitado. Lei complementar 299/2014

 

5-A- Pedido de Certidão de Desdobro, Unificação, retificação de processo concluído e Arquivado.
- Para agilizar o pedido:
- Juntar o pedido ao processo de Origem se for de 2012 em diante. 
- Para Processos Anteriores a 2012 deverá abrir novo processo, pois processos anteriores nao estão mais no arquivo do paço e podem nao ser encontrados.
Todos pedidos, juntar memorial descritivo com as informações pertinentes para que a certidao seja feita conforme memorial apresentado. 
OBS: as informações deverão estar de acordo com o cadastro imobiliário. 

6 - APROVAÇÃO DE PROJETO

  • Requerimento preenchido e assinado pelo proprietário, responsável técnico ou procurador;
  • Cópia - RG/CPF;
  • Cópia - Capa do Carnê IPTU ou Certidão de Valor Venal;
  • Cópia documento propriedade atualizado(Contrato/Escritura/Matrícula); 
  • ATENÇÃO: É Obrigatório a matrícula atualizada. Caso a matrícula não esteja em nome do atual proprietário deverá anexar também os demais documentos para comprovar a titularidade (Contrato ou Escritura).
  • 1ª Via da Planta (Se entregar mais de 1 planta, 01 fica dentro e demais pra fora do processo);
  • 1ª Via Memorial Descritivo ;
  • 1ª Via Memorial de Atividades (Quando comercial ou industrial);
  • Via A.R.T.  ou R.R.T;  ;
  • Taxa -   Protocolo, Taxa da Aprovação - será calculado na entrada do processo

7 - APROVAÇÃO DE PROJETO COM LTA

  • Requerimento preenchido e assinado pelo proprietário, responsável técnico ou procurador;
  • Cópia da procuração (se for o procurador que assinar) Obs. processo deve ser aberto em nome do proprietario e procurador assina;
  • Cópia RG/CPF de quem assina e do proprietário;
  • Cópia documento propriedade(Contrato/Escritura/Matrícula); 
  • ATENÇÃO: É Obrigatório a matrícula atualizada. Caso a matrícula não esteja em nome do atual proprietário deverá anexar também os demais documentos para comprovar a titularidade (Contrato ou Escritura).
  • 1ª Via do projeto;
  • 1ª Via do memorial;
  • A.R.T ou R.R.T;
  • Taxas - Protocolo, Taxa da Aprovação e Certidão (LTA)- será calculado na entrada do processo;

8 - HABITE-SE

  • Declaração Águas Pluviais;
  • Caderneta de Obras;
  • 1ª Via Planta aprovada;

9 - ALVARÁ DE REGULARIZAÇÃO

Requerimento preenchido e assinado pelo proprietário ou responsável técnico;
  • Cópia - RG/CPF do proprietário;
  • Cópia - Capa do Carnê IPTU ou Certidão de Valor Venal;
  • Cópia documento propriedade (Contrato/Escritura/Matrícula);
  • ATENÇÃO: É Obrigatório a matrícula atualizada. Caso a matrícula não esteja em nome do atual proprietário deverá anexar também os demais documentos para comprovar a titularidade (Contrato ou Escritura).
  • Demais documentos e regras, como quantidade de planta, memorial descritivo e outros, verificar na Lei 6132/2024
  • Taxa - Verificar no setor de atendimento;
  • LEI 6132/2024 

10 - DEMOLIÇÃO

  • Cópia - RG e CPF do proprietário;
  • Cópia da capa do IPTU ou Certidão de Valor Venal;
  • Cópia - Documento de propriedade (Caso o IPTU não esteja atualizado);
  • Croqui daárea a ser demolida assinado pelo responsável técnico;
  • A.R.T. ou R.R.T.;
  • Requerimento assinado pelo proprietário;
  • TAXA: PROTOCOLO + DEMOLIÇÃO POR M2

11-A Devolução de Importância ou compensação de valores

(REFERENTE A IMPOSTOS IPTU,ISS,NFE)

 
Somente o Contribuinte responsável do Débito pode solicitar a devolução (Ex. proprietário do imóvel ou da Inscrição municipal ou da guia de taxas preço público)
  • Requerimento devidamente preenchido/assinado pelo contribuinte (proprietário do imovel/ ISS ou responsável da guia)
  • No campo complemento do requerimento, colocar motivo da devolução de importância requerida, nome do banco, número de agência, conta bancária em nome do contribuinte para devolução do valor.
  • Cópia do RG/CPF ou CNH
  • Cópia e original do Carnê ou boleto do valor pago
  • Cópia e original dos comprovantes de pagamento

obs. os originais dos comprovantes de pagamento ficarão retidos no processo administrativo e as cópias ficarão com o contribuinte.

Taxa de Protocolo R$ 7,10 (valor de 2024) 

 

11-B- Devolução de TAXA DE PREÇO PUBLICO referente a

Aprovação de planta, Habite-se, Certidão e outras taxas pagas na entrada dos processos, exceto taxa de protocolo.

 

Somente o Contribuinte responsável pelo processo ou pelo crédito pode solicitar a devolução.

  • Requerimento devidamente preenchido/assinado pelo contribuinte responsável pelo processo. Dê preferência, Juntar no processo de origem.

  • No campo complemento do requerimento, colocar motivo da devolução, nome do banco, número de agência, conta bancária em nome do contribuinte para devolução do valor.

  • Cópia do RG/CPF ou CNH

  • Cópia e original do boleto e do comprovante do valor pago. obs. os originais dos comprovantes de pagamento ficarão retidos no processo administrativo e as cópias ficarão com o contribuinte.

  • Para agilidade dos processos, as taxas não serão aproveitadas em outros processos ou procedimentos.

  • Taxa de APROVAÇÃO DE PLANTA, não será devolvida se o projeto estiver aprovado. Caso tenha que ser substituído, as taxas deverão ser pagas novamente do novo projeto.

  • Taxa de Habite-se de um processo não poderá ser aproveitada em outro processo, mesmo que seja do mesmo imóvel. O contribuinte deverá pagar a taxa do novo processo e pedir devolução da taxa do processo que não será dado o Habite-se.

  • Todos os casos somente serão devolvidos, após ouvido o setor responsável pela análise do processo que deverá informar se o pedido não foi ou não será concluído e deverão ser juntados no processo de origem.

  • Pedido de devolução deverá obedecer o prazo prescricional de 5 anos conforme Lei 364/2024 Art. 4°, § 2°.


12 - CANCELAMENTO DE DÉBITOS

 

Apresentar os seguintes documentos para o cancelamento:

- Requerimento preenchido e assinado pelo responsável do débito ou da empresa. (clique para baixar o requerimento)

*Obrigatório informar telefone valido e e-mail para notificações

- Cópia Documento de Identificação do responsável pela empresa (RG com CPF ou Habilitação)

- Cópia do Contrato Social em caso de empresa.

Colocar no requerimento o motivo do pedido de cancelamento e juntar os comprovantes para análise

1- Se o motivo do cancelamento for por ser optante do Simples Nacional, apresentar o comprovante da inscrição onde demonstra a data desta opção e os comprovantes de pagamento do ISS das referidas Notas Fiscais.

2- Se o motivo for por pagamento já efetuado, apresentar copia do comprovante de pagamento e cópia da guia paga.

3- Se o motivo for por declaração da NFe feita em duplicidade pelo contribuinte, apresentar as Nfe e as guias para a comparação dos fatos.

4- Se o motivo for por prescrição, colocar no requerimento os anos que alega a prescrição e juntar certidão de distribuição cível em nome do devedor de todo o período que abranja os anos dos débitos referente ao pedido.

5- Se o Motivo for Inatividade da Inscrição municipal, apresentar documentos que comprovem o alegado de todo o período que abranja o débito.

6- Outros motivos de cancelamento especificar e juntar os documentos pertinentes.

TAXA: PROTOCOLO


13 - REVISÃO DE LANÇAMENTO DE IPTU (CLIQUE AQUI)

 


14-COPIA DE PROCESSOS.

A solicitação Cópia de Processo ou Vistas, deve ser feito através de requerimento no Atendimento ao cidadão setor de Protocolo.(Av.Manoel Inocêncio,179,2º andar)
- Requerimento assinado e cópia de documento pessoal.
- Somente o titular do processo poderá solicitar cópia.
- Caso o pedido seja feito por outra pessoa, deverá juntar documento comprovando a legitimidade para o pedido e colocar o motivo.
-  atual proprietário- apresentar documento de propriedade
-  herdeiro- apresentar certidao de óbito.
-  procurador- apresentar procuração

O requerimento será enviado para o Arquivo que verificará se é possível ou não fazer a cópia.Se o processo não for encontrado, o contribuinte será avisado por email e comunicaçao no sistema MPA.

OBS. Processos a partir de 2012 estão no Paço Municipal. Outros anos podem demorar o desarquivamento ou não serem encontrados, pois estão em outros prédios.

Taxa protocolo 7,10 e taxa de cópia R$ 0,98 cada (valor de 2024)